O que uma paleta de cor pode dizer sobre a sua marca

Você já ouviu o termo "paleta de cores"? E você sabe – de verdade – como isso pode influenciar o alcance e força de sua marca? Então, vem com a gente que bolamos um artigo muito simples pra te ajudar a entender melhor a importância da paleta de cor na construção de sua identidade visual.


A paleta de cor é um elemento, dentre muitos no processo de design, que constituem e dão vida à identidade visual de uma empresa. A identidade visual desempenha um papel fundamental na forma como ela é percebida pelo público, e uma das maneiras mais eficazes de se destacar e se diferenciarem um mercado competitivo é por meio do estudo e utilização efetiva desta ferramenta.

Mas, o que é de fato uma paleta de cor?

A paleta de cor consiste em um grupo específico de cores que são escolhidas durante o processo de desenvolvimento da identidade, que dialogam entre si e são fundamentais para estabelecer uma coesão visual em seu negócio. Além disso, é muito importante para que o cliente sempre associe sua marca a um determinado padrão de cores.


Se eu te perguntar que marca lhe vem à mente ao pensar na cor roxa, qual seria sua resposta?
Aposto que nomes como Nubank ou Twitch vêm à cabeça. E vermelho e branco? Coca-Cola, talvez. Um padrão de cores bem definido agrega valor e força à sua marca. Te mantém vivo na memória popular.


As cores têm um impacto poderoso na comunicação visual, e cada tonalidade carrega consigo significados e emoções únicas. Ao selecionar cuidadosamente as cores que representam sua marca, você pode transmitir mensagens sutis e influenciar a percepção dos clientes sobre sua empresa.


É sabido que a psicologia das cores influencia muito na parte psíquica e mental do nosso entendimento de sociedade, e que as cores podem evocar sentimentos específicos, como confiança, inovação, paixão, tranquilidade ou energia.


Uma paleta de cores bem alinhada com sua identidade visual pode criar uma conexão instantânea com seu público-alvo.

E como as empresas empregam cores em suas marcas?

Cores do lado quente do espectro são vibrantes e energéticas, e estão geralmente associadas a empresas do ramo alimentício, pois costumam instigar, de forma subliminar, o apetite ao consumidor e estão intimamente ligadas à sensação de impulsividade.

Cores do lado mais frio do espectro, como algumas tonalidades de azul e verde, estão associadas à quietude e sutileza, e podem ser utilizadas em consultórios médicos, clínicas e spas, por exemplo, com o objetivo de transmitir calma, tranquilidade e limpeza. O azul é considerado como a melhor cor para o mundo corporativo, podendo também transmitir confiança, estabilidade, honestidade e segurança.


É muito importante compreender o objetivo da sua marca e a mensagem a ser transmitida, pois um desarranjo cromático pode colocar em risco aquilo que você deseja alcançar. Por isso, é de suma importância que profissionais experientes e capacitados sejam levados em conta durante o processo de criação e desenvolvimento da paleta de cores.

 

E como criar a paleta de cor perfeita?

Para criar uma paleta de cores eficaz, leve em consideração a personalidade da sua empresa, os valores e sensações que você deseja transmitir, e as preferências do seu público-alvo e segmento de mercado.


Não se esqueça de pensar nas diferentes aplicações das cores em diferentes canais, como em sites, materiais impressos, embalagens e presença nas redes sociais. Através do estudo da psicologia das cores, branding, marketing e métodos de combinação, é possível criar uma paleta original e direcionada.


Ao produzir a identidade visual da Festa da Cerveja 2023, por exemplo, decidimos utilizar cores que remetessem a temática do ano: Mar de Morros. Por isso, tons mais terrosos de cores como vermelho, laranja e amarelo foram utilizadas para transmitir essa ideia.


Como o tema valorizava a natureza e os morros de Minas Gerais, cores auxiliares como verde e azul foram escolhidas para representar nossas matas e o céu mineiro. Perceba que a utilização dessas cores ajuda contar a história desejada, sem perder conexão com o tema central do festival: a cerveja.

O uso correto das cores é muito importante para transmitir valores e ideias que são necessárias para o entendimento visual da marca. Na maioria das vezes, grandes empresas possuem códigos de cores muito bem definidos em seus manuais de marca, para que designers e ilustradores possam utilizá-las como base em qualquer aplicação ou desmembramento.


No exemplo a seguir, utilizamos as cores institucionais da Sicoob (turquesa, verde e roxo) para o desenvolvimento de um banner aplicado em um stand na Empreende Brazil 2023. Essas cores em conjunto transmitem a ideia de independência, criatividade, inspiração, compromisso, elegância e estabilidade.

Uma paleta de cores bem-sucedida é resultado de um processo cuidadoso de pesquisa e experimentação. Considere testar diferentes combinações e solicitar um feedback da sua equipe de design e potenciais clientes. Empresas e estúdios criativos que atuam como profissionais podem ajudar (e muito) durante o processo de criação de uma paleta de cor para seu negócio ou projeto.


Ao levar esses pontos em consideração, você garante que as cores escolhidas sejam realmente eficazes na comunicação de sua mensagem e no envolvimento de seus consumidores.

Assine nossa newsletter para receber novidades!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Alguns projetos do Estúdio Tei

Quer saber como podemos te ajudar?
Vamos conversar!

Mande sua mensagem abaixo que ficaremos felizes em responder!

Agradecemos sua mensagem. Responderemos em breve!
Opa! Alguma coisa deu errado no envio da sua mensagem.